Psiquiatria

Como ainda existe muita confusão quando o assunto é psicanálise, psiquiatria e psicologia, vou primeiro falar sobre as diferenças entre elas antes de falar mais sobre a psicanálise e como é o meu trabalho.

Psicanálise

Piscoterapia

Psicologia

É a parte da medicina que se ocupa das doenças mentais ou melhor dizendo, "doenças cérebromentais" aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletro-choques, etc. A atuação do psiquiatra incide, especialmente, sobre as psicoses.

É a ciência que se preocupa com o comportamento humano em seus aspectos e conduta objetivos observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.

Assim, o Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.

A Psicologia é um campo de conhecimento muito amplo, que engloba uma diversidade de subáreas e teorias e por isso, sou adepta de uma abordagem mais integrativa, ou seja, uma psicologia que procure afirmar o valor inerente de cada indivíduo, uma psicoterapia unificadora que responda à pessoa nos seus diversos níveis de funcionamento, que são: afetivo, comportamental, cognitivo, fisiológico e também em sua dimensão espiritual. Uma união dos sistemas afetivo, cognitivo, comportamental e fisiológico, além dos aspectos sociais e transpessoais dos sistemas que nos cercam, pois é através da integração que somos capazes de encarar cada momento de nossas vidas, de uma maneira mais aberta e renovada.


A Psicoterapia Integrativa leva em consideração várias perspectivas do funcionamento humano e utiliza-se de diversas outras abordagens clínicas, como, por exemplo, a Psicoterapia Psicodinâmica, a Psicoterapia Comportamental, a Psicoterapia Familiar, a Psicologia Psicanalítica do Self, dentre outras.  A lógica integrativa consiste na ideia de que cada uma destas abordagens clínicas e teóricas, fornece uma explicação válida a respeito da função psicológica e do comportamento humano e, é capaz de ser ampliada e enriquecida quando integrada seletivamente com as outras. O objetivo de uma Psicoterapia Integrativa é facilitar a sua totalidade, de maneira que a qualidade do ser e do atuar da pessoa no espaço intrapsíquico, interpessoal e sociopolítico seja maximizada, levando em consideração, é claro, os limites pessoais de cada indivíduo, além das forças externas do ambiente em que vive.


A proposta de uma abordagem aberta a outras áreas, técnicas e teorias psicológicas, agrega riqueza aos seus conteúdos e à sua prática clínica, evitando fixar-se em somente um referencial prático e teórico, o que a tornaria bem mais limitada quanto ao seu alcance terapêutico.

Como é o meu trabalho

Como funciona a psicanálise online

É a ciência do inconsciente. É conhecida também como a ciência Arte. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. A Psicanálise foi criada pelo grande médico neurologista judeu/Austríaco Sigmund Freud, que viveu entre 1856 e 1939. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem se compreenda, se resolva e compreenda o próximo na sociedade em que vive. No dizer de Freud " é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes". Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres Humanos, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.

O Psicanalista é um profissional que pratica a Psicanálise  empregando metodologia própria pelo princípio evasivo.
É o profissional que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da Psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc. e perturbações sexuais e somáticas de origem psíquica.

My Image

A psicanálise online agrega a todos os preceitos consagrados na psicanálise clássica, utilizando-se, contudo, das possibilidades que a moderna tecnologia lhe oferece, a exemplo de outras formas de terapia que já utilizam esta modalidade.
Há nesta forma de trabalho vantagens que devem ser destacadas como: permitir o acesso a clientes que moram em locais onde não há psicanalistas ou clientes que não querem ou não aceitam ir ao consultório, oferecer flexibilidade nos horários, permitir maior abertura emocional e oferecer preços menores que a média cobrada pelos psicanalistas tradicionais.

My Image