Terapia por sugestão

A hipnoterapia, também conhecida como hipnose guiada, é uma forma de psicoterapia que utiliza relaxamento, extrema concentração e intensa atenção para alcançar um estado elevado de consciência ou atenção plena. Em outras palavras, coloca o indivíduo em um "transe" ou estado alterado de consciência.
Essa forma de terapia tem como objetivo utilizar a mente para ajudar a reduzir ou aliviar uma variedade de questões, como sofrimento psicológico, fobias e hábitos não saudáveis, destrutivos ou perigosos (como fumar e / ou beber). O objetivo da hipnoterapia é criar uma mudança positiva em um indivíduo, enquanto ele / ela está em um estado de inconsciência ou sono (sono).

Um psicólogo especialista coloca o indivíduo em um estado hipnótico ou "transe", para que possa explorar aberta e seguramente memórias dolorosas, traumáticas e reprimidas que tendem a ser "escondidas" da mente consciente.
​​​​​​​Essa “mudança” na consciência pode ajudar algumas pessoas a ver as situações, sentimentos e eventos da vida real de forma diferente como por exemplo: Problemas de relacionamento, nervosismo, fobias, conflitos no trabalho e até dores crônicas.

​​​​​​​Enquanto o indivíduo está "sob hipnose", este se torna mais "aberto" às sugestões e orientações do profissional, Como resultado, ele  é capaz de fazer mudanças positivas em sua vida.

A palavra "hipnose" vem da palavra grega "hipnos", que significa simplesmente "dormir".

- Fobias

- Vício

- Conflitos de relacionamento / família / trabalho

- Distúrbios do sono

- Ansiedade

- Depressão

- Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

- Luto e perda de um ente querido

- Cessação do tabagismo
- Perda de peso

Depende da capacidade de um indivíduo responder a sugestões e orientações do hipnoterapeuta ou psicólogo, enquanto ele estiver em um estado "de transe" ou alterado. Esse método é comumente usado para controlar ou interromper comportamentos indesejados ou prejudiciais, como fumar, jogar, roer unhas e comer excessivamente.
​​​​​​​Também pode ser benéfico para aqueles com dor crônicaalém de poder incentivar comportamentos positivos e saudáveis, como a auto-motivação e a autoconfiança.

A análise, por outro lado, provou ser extremamente eficaz para “cavar fundo” na mente subconsciente para recuperar memórias reprimidas ou traumas passados ​​- todos os quais poderiam estar causando sofrimento psicológico, condições de saúde mental e / ou comportamentos problemáticos.
Esse método também conhecido como "terapia de regressão" é de natureza mais exploratória. De fato, o principal objetivo da análise é determinar a causa raiz, problema, distúrbio e / ou sintoma do sofrimento de um indivíduo.

Durante a análise, um psicólogo primeiro hipnotiza o indivíduo, colocando-o em um estado de relaxamento. Em seguida, o profissional ajuda este indivíduo a explorar eventos passados ​​em sua vida. O objetivo é investigar as memórias inconscientes do indivíduo dos referidos eventos, para que ele possa passar por eles.

Condições não saudáveis que a hipnoterapia é capaz de tratar

Métodos usados em hipnoterapia

Origem da palavra hipnose

A hipnose como forma de psicoterapia

My Image

Hipnoterapia

Terapia por análise

My Image